É uma técnica no qual são identificados no nível subconsciente quais são os bloqueios de energia e também é encontrado como desativar estes bloqueios. Nessa técnica é utilizado o corpo físico para acessar o subconsciente e identificar os bloqueios. Isso é possível porque o corpo funciona como um biocomputador onde os músculos podem ser usados para acessar informações.
Essa técnica foi desenvolvida no Ocidente e tem como base conceitos apresentados em antigos documentos na Índia, China, Japão já diziam que o equilíbrio entre físico-químico-emocional está diretamente relacionado ao fluxo dessa energia pelo corpo. Ou seja, quando há um bloqueio de energia, então esse desequilíbrio se manifesta através de mudanças no físicas, químicas e emocional/mental. Sempre haverá alteração em todas essas áreas, porém algumas alterações serão mais facilmente percebidas pela pessoa do que outras ao longo da vida.
Felizmente, nosso corpo consegue se reequilibrar de muitas situações do nosso dia, pois foi programado para isso. Contudo, há desafios que ele não consegue resolver na hora então guarda até encontrar uma solução para este bloqueio. Enquanto esse bloqueio não é resolvido o bloqueio de energia fica guardado da forma de dor, trauma, dificuldades emocionais, dificuldade de aprendizado, ansiedade, prisão de ventre, insônia ou outro tipo de alteração. O Balanceamento Muscular ajuda a encontrar essa solução dentro da própria pessoa ao acessar o subconsciente através do corpo. Ao equilibrar o fluxo de energia vital do corpo, os bloqueios são desfeitos e, como consequência, as melhoras acontecem naturalmente.
Cada ser é único e o caminho para o equilíbrio de uma pessoa pode não ser o melhor para outra pessoa, por isso o trabalho é realizado de modo individual.
Não há uso de agulhas e nem hipnose durante as sessões. O cliente permanece acordado durante todo o atendimento.
A técnica pode ser aplicada em qualquer idade.
O Balanceamento Muscular é reconhecido como uma técnica que dentro da área de Specialized Kinesiology pela associação internacional IASK. A técnica está no Brasil desde a década de 80 e não envolve conceitos religiosos.